O valor do BIM no Brasil e no Mundo

O valor do BIM no Brasil e no Mundo

O novo relatório SmartMarket Report: “O Valor de Negócio do BIM para Construção nos Principais Mercados Globais” é uma leitura obrigatória para qualquer empresa do setor de AEC que já usa ou que planeja adotar o processo BIM. O estudo, liderado pela McGraw Hill Construction, apresenta uma análise profunda de como o uso do BIM está crescendo no mundo – inclusive no Brasil – e explora as maneiras como as construtoras estão tendo retorno positivo em seus investimentos em BIM nas fases de pré-construção, construção e pós-construção.

 Os tópicos do relatório incluem:

  • Melhor execução de projetos: os principais mercados de construção do mundo que já usam BIM relatam melhorias na produtividade, eficiência e qualidade dos projetos, além de melhorar sua própria competitividade.
  • Maior uso do BIM: nos próximos dois anos, a quantidade de projetos concebida em BIM deve aumentar em 50%.
  • Benefícios do BIM: as empresas mais envolvidas na transição para o BIM obtém mais benefícios e maior retorno de seus investimentos do que as empresas menos envolvidas.
  • Maior retorno: Metade das construtoras com maior envolvimento na adoção do BIM relatam retornos em seus investimentos acima de 25% se comparados ao processo atual.
  • Menos retrabalho: 40% das construtoras com níveis altos de engajamento com BIM relatam que o novo processo reduz significativamente o retrabalho em seus projetos, resultando em uma economia considerável.

Os dados sobre o Brasil estão nas páginas 46 e 47 do relatório!

 

Clique aqui e faça o download do manual

 

Sobre o autor

Leonardo Manzione é o fundador da COORDENAR e editor desse blog. Mestre e Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, e especializado na modelagem inteligente de edifícios iBIM. Ele pode ser contactado através desse site clicando aqui.